domingo, 29 de novembro de 2009

Letramento TP 04

OFICINA LETRAMENTO TP 04

“Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno.” - Magda Soares

A oficina foi realizada na perspectiva de vivenciar situações de leitura e escrita, sistematizar e aprofundar reflexões sobre Letramento. Com a leitura do poema “É preciso ler” de Almir Medeiros, acolhemos o grupo e refletimos sobre os objetivos da leitura.
Para iniciarmos a discussão sobre concepções de letramento, apreciamos a música de Chico Buarque “Meu caro amigo”. Provocamos o grupo com as seguintes questões: Que situações comunicativas se apresentam na canção? Em que contexto a canção foi produzida? Que relação podemos estabelecer entre a letra da música e a proposta de letramento?
Após reconhecerem o contexto, os interlocutores, a intergenericidade os grupos formados para vivenciarem situações reais de comunicação como exemplo, destacamos a seguinte: Duas consumidoras que se enganam com o preço de uma mercadoria dividida em prestações, pensando que a prestação é o valor total do produto. Vivenciada esta e outras situações sociocomunicativas, analisamos os equívocos que ocorrem na linguagem devido à falta de competência leitora.
Cada equipe levantou considerações importantes dentro da perspectiva do letramento, relacionando as características do texto, finalidades, possíveis interlocutores, linguagem, possível intenção do locutor, entre outros.
A leitura do Texto de Referência da TP ampliou nossas discussões no que tange o letramento, alfabetização e escolarização. Reforçou o lugar e o valor dos conhecimentos prévios e experiências adquiridas ao longo da vida como elementos importantes que interferem na produção de sentido do texto. Munidos dessa leitura, os cursistas receberam a tarefa de produzirem uma atividade de análise do texto “Cidadezinha qualquer” - de Drummond para uma série específica.
Com a socialização das atividades, comentamos sobre as situações de letramento que estamos submetidos durante todo o tempo, de competência leitora e como a escola se comporta diante da proposta de letramento. Registramos o quanto a perspectiva do Letramento se funde com os objetivos do ensino da Língua Portuguesa que visa à formação do falante proficiente da língua que reconhece as situações sociocomunicativa e faz uso dessas reconhecendo linguagem, contexto, objetivos e interlocutores.

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