domingo, 29 de novembro de 2009

OFICINA TP 06

OFICINA TP 06
ARGUMENTAÇÃO E PLANEJAMENTO DE ESCRITA

Refletir sobre os tipos de argumentação e identificar estratégias relacionadas ao planejamento de escrita de textos foram objetivos que nortearam a oficina referente a TP 06. Sensibilizamos o grupo de professores com a apresentação de imagens de lugares e instigamos o grupo a informar o que essas imagens representavam para eles, que lembrança despertava em cada um. Após a vivência, todos foram convidados a criarem um texto publicitário sobre o lugar que mais agradou ao grupo. Todos se manifestaram dando sugestões para melhor vender o lugar escolhido. Após essa construção coletiva, sugerimos que os cursistas analisassem a produção atentando para a argumentação presente na propaganda. Nas exposições ficou evidenciado que o texto publicitário é por excelência argumentativo e, em seu sentido amplo, sua função específica é persuadir e convencer o interlocutor.
Com o propósito de vivenciar os vários tipos de argumentação, realizamos a dinâmica do “Concordo e Discordo”, a qual, em dupla, os cursistas deveriam um concordar e o outro discordar de algumas de algumas teses como “casamento é para sempre”, “adoção entre casais homossexuais”, “o homem é mais inteligente que a mulher”, entre outras. Socializando as discussões em duplas, os cursistas se mostraram eufóricos, e confessaram o desconforto em buscar argumentos para defender algo que não concordavam. Consideraram a dinâmica interessante, pois construir argumentos convincentes está relacionado à habilidade de gerenciar informações e assim ao nível de leitura do indivíduo. Para ampliarmos a discussão, fizemos a leitura do Texto de Referência da TP e após o estudo identificamos os tipos de argumentação que foram utilizados na dinâmica vivenciada.
A argumentatividade, em seu sentido amplo, é inerente a toda manifestação lingüística e todo ato de linguagem produz efeito de sentido, sendo assim, estamos sempre, conscientes ou inconscientes tentando convencer o outro de nossa verdade. Somos o que lemos e o resultado de nossas relações com o outro e com o mundo que nos cerca, somos um mosaico de crenças, valores e verdades e vivemos continuamente a propagando todas essas coisas, ARGUMENTANDO. Nas discussões, ficou evidenciada a nossa responsabilidade de promover situações de uso da língua que oportunize a oralidade do alunado, que o faça refletir e expor o que pensa sobre si mesmo e sobre o mundo. Se a argumentação tem um compromisso com a construção do conhecimento, eis aí o caminho para alcançarmos os objetivos na formação de competentes leitores e produtores de textos.
Na segunda parte da oficina, questionamos o grupo presente: que elementos definem a situação sociocomunicativa? Como criar situações que realmente preparem o aluno para a escrita? Como definir as situações comunicativas? Como pedir produções de texto para meus alunos? Após essas reflexões sugerimos uma proposta de produção textual.
O passo inicial seria o planejamento em equipe do texto proposto: cada equipe deveria escrever um texto com o tema (casa) assumindo vários papéis: de um corretor de imóveis, uma dona de casa, um noivo, um arquiteto e um ladrão. Durante o planejamento os cursistas decidiram o gênero adequado a situação apresentada, a linguagem, os objetivos do texto, e os interlocutores possíveis.
A atividade permitiu, através do planejamento da escrita, a identificação dos elementos que compõem a situação comunicativa, a reflexão sobre a questão do letramento, a percepção da linguagem como forma de trabalho cultural. Terminamos a oficina sugerindo situações comunicativas que preparem nosso alunado para essas percepções e para a própria escrita.

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