FORMADORA DE LÍNGUA PORTUGUESA: Consuelo Sales
“... Somente quando dominarem os gêneros mais correntes na vida cotidiana, nossos alunos serão capazes de perceber o jogo que freqüentemente se faz por meio de manobras discursivas que pressupõem esse domínio”. (Kock, 2007)
A terceira oficina ocorreu com a participação de 19 cursistas com o objetivo de caracterizar os gêneros textuais. Numa sala contendo vários gêneros textuais presos nas paredes, acolhemos o grupo com a leitura do poema de Roseana Murray “Classificados Poéticos”, que oportunizou a discussão sobre a criatividade da autora ao brincar com os gêneros textuais.
Mobilizando os conhecimentos prévios dos professores entregamos a cada dupla de cursistas uma parte de um jornal com um texto destacado para análise de sua caracterização: conteúdo, composição, forma, intencionalidade. Durante a exposição percebemos que algumas duplas tiveram dificuldades de reconhecer determinados gêneros como nota de falecimento, gráficos, licitação, previsão do tempo. Na exposição, não se davam conta que o jornal servia como suporte para uma gama tão significativa de textos. Percebe-se os efeitos da concepção de texto de cada um que, por sua vez, reflete em sua prática.
Na oportunidade, discutimos os objetivos de Língua Portuguesa e reportamos para a noção de texto e de língua em seus aspectos discursivos e enunciativos. Diante dos gêneros apontados e analisados no jornal questionamos ao grupo: Podemos considerar o material como texto? Vocês costumam trabalhar com esses textos em sala de aula? Os textos apresentados são gêneros? O que são gêneros?
Assim iniciamos a fundamentação teórica que foi ampliada com a leitura e análise do texto “Gêneros textuais: definição e funcionalidade”, do TP03 - páginas 45 e 46 esclarecendo dúvidas, reforçando a necessidade de reconhecer as várias situações comunicativas e sua funcionalidade dentro da perspectiva bakhtiniana. Em seguida, a análise de algumas atividades do AAA 03 foi proposta para verificar como os gêneros são tratados.
Com uma nova proposta de atividade em grupo, solicitamos a análise de texto do TP 03 “Poema tirado de jornal” – pág. 190 e o texto “Bom dia” – pág. 191. As equipes deveriam planejar uma atividade de leitura, interpretação e produção textual para séries indicadas. Tal produção deveria focar tanto a estrutura formal, quanto o seu conteúdo informacional e funcional.
Nas apresentações dos trabalhos, tentamos dirimir algumas dificuldades no trato com os gêneros. Alertamos quanto à hibridização ou intertextualidade intergêneros presente nos textos propostos. Alguns cursistas revelaram não reconhecer essa diversidade de gêneros e que trabalham, em sala de aula, com uma quantidade limitada de gêneros sem dar foco a sua funcionalidade.
O trabalho foi produtivo como revelam as avaliações redigidas pelos participantes. Em anexo algumas dessas avaliações.
“... Somente quando dominarem os gêneros mais correntes na vida cotidiana, nossos alunos serão capazes de perceber o jogo que freqüentemente se faz por meio de manobras discursivas que pressupõem esse domínio”. (Kock, 2007)
A terceira oficina ocorreu com a participação de 19 cursistas com o objetivo de caracterizar os gêneros textuais. Numa sala contendo vários gêneros textuais presos nas paredes, acolhemos o grupo com a leitura do poema de Roseana Murray “Classificados Poéticos”, que oportunizou a discussão sobre a criatividade da autora ao brincar com os gêneros textuais.
Mobilizando os conhecimentos prévios dos professores entregamos a cada dupla de cursistas uma parte de um jornal com um texto destacado para análise de sua caracterização: conteúdo, composição, forma, intencionalidade. Durante a exposição percebemos que algumas duplas tiveram dificuldades de reconhecer determinados gêneros como nota de falecimento, gráficos, licitação, previsão do tempo. Na exposição, não se davam conta que o jornal servia como suporte para uma gama tão significativa de textos. Percebe-se os efeitos da concepção de texto de cada um que, por sua vez, reflete em sua prática.
Na oportunidade, discutimos os objetivos de Língua Portuguesa e reportamos para a noção de texto e de língua em seus aspectos discursivos e enunciativos. Diante dos gêneros apontados e analisados no jornal questionamos ao grupo: Podemos considerar o material como texto? Vocês costumam trabalhar com esses textos em sala de aula? Os textos apresentados são gêneros? O que são gêneros?
Assim iniciamos a fundamentação teórica que foi ampliada com a leitura e análise do texto “Gêneros textuais: definição e funcionalidade”, do TP03 - páginas 45 e 46 esclarecendo dúvidas, reforçando a necessidade de reconhecer as várias situações comunicativas e sua funcionalidade dentro da perspectiva bakhtiniana. Em seguida, a análise de algumas atividades do AAA 03 foi proposta para verificar como os gêneros são tratados.
Com uma nova proposta de atividade em grupo, solicitamos a análise de texto do TP 03 “Poema tirado de jornal” – pág. 190 e o texto “Bom dia” – pág. 191. As equipes deveriam planejar uma atividade de leitura, interpretação e produção textual para séries indicadas. Tal produção deveria focar tanto a estrutura formal, quanto o seu conteúdo informacional e funcional.
Nas apresentações dos trabalhos, tentamos dirimir algumas dificuldades no trato com os gêneros. Alertamos quanto à hibridização ou intertextualidade intergêneros presente nos textos propostos. Alguns cursistas revelaram não reconhecer essa diversidade de gêneros e que trabalham, em sala de aula, com uma quantidade limitada de gêneros sem dar foco a sua funcionalidade.
O trabalho foi produtivo como revelam as avaliações redigidas pelos participantes. Em anexo algumas dessas avaliações.
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