terça-feira, 24 de novembro de 2009

Relatório da Oficina - Introdutória

RELATÓRIO GESTAR 2009
OFICINA: INTRODUTÓRIA
TURMA: DIREC 02 – FEIRA DE SANTANA – BA
FORMADORA DE LÍNGUA PORTUGUESA: Consuelo Pereira de Sales

“Conhecer as manhas e as manhãs, o sabor das maças e das maçãs...”
(Almir Sater)

Chegou o momento que tanto esperávamos: o início das atividades do GESTAR na Bahia. Temíamos que esse momento não chegassse frente a tantos entraves que impossibilitavam nossas ações. Felizmente, demos início ao trabalho ávidos e cheios de boas perspectivas para uma jornada, quiçá de sucesso e de edificação pessoal e profissional.
Mesmo após seis anos de trabalho no GESTAR, a sensação é sempre de apreensão e desafiadora no início de cada nova etapa, justamente por estarmos diante de nossos pares e de um universo tão complexo que é o ser humano. Daí o desafio e estímulo para abraçar essa causa, tirar proveito de tudo o que se pode aprender com o outro e seguir tocando em frente como diz o poeta. Eis aí o que tem de mais significativo nesse trabalho.
No Colégio Estadual de Feira de Santana – escola pólo – contamos com a participação de 26 cursistas na oficina Introdutória, realizada em 28 de julho de 2009, das 13h30min às 17h30min, os quais foram recepcionados com doces e com um poema de Fernando Pessoa. O poema oportunizava a reflexão sobre o tempo, às mudanças, a atitude de ousar sempre e se renovar, o que se coadunava perfeitamente com o momento presente onde cada professor se dispõe a investir em sua formação em busca por mudança em sua prática docente. Isso ficou evidente na fala de cada professor ao se apresentar e expor seus desejos, necessidades e expectativas.
Após o acolhimento e sensibilização realizados através da reflexão do poema e da terapia do abraço, onde todos foram convidados a acolher o colega, apresentamos o nosso roteiro de atividades para o dia, justificando a importância do mesmo para o devido acompanhamento das ações e enfatizando a necessidade de otimizarmos o tempo para atender o objetivo de cada atividade.
Para dinamizar as apresentações da turma, realizamos a “dinâmica da árvore” onde cada cursista é convidado a escrever seu nome na folha da árvore e se apresentar ao grupo. Cada cursista recebeu duas folhas: uma pequena para o crachá e uma grande para formar a copa da árvore na parede. Tal atividade tem como objetivo a apresentação pessoal e profissional. Nesse ensejo, o cursista é sensibilizado, pelo formador, a se perceber como parte de um corpo com suas funções e importância; parte de um corpo em contínuo desenvolvimento e crescimento.
Dadas as apresentações, entregamos o Termo de Compromisso para o professor assinar com as devidas orientações e esclarecimentos quanto aos direitos e deveres do cursista no programa. Além desse termo, os cursistas preencheram uma ficha cadastral e receberam o cronograma de atividades do curso. Neste momento, entregamos o kit completo de material do GESTAR com os cadernos de Teoria e Prática e os cadernos de AAA respectivos.
Dando prosseguimento às atividades, solicitamos a formação de cinco grupos através das cores do crachá. Tendo em mãos o Guia Geral do GESTAR, cada grupo fez a leitura, síntese e registro das principais informações de uma das Unidades do Guia no flip-chart. Em plenária, após cada apresentação, destacamos pontos importantes e tiramos algumas dúvidas, salientando a importância do estudo sistemático deste material que subsidia as ações do programa. Frisamos ser premente o conhecimento da estrutura pedagógica do GESTAR II, o currículo que norteia o curso na área de atuação, a leitura do PCN frente as propostas dos cadernos de teoria e prática.
Durante a discussão, chamamos a atenção de todos ao devido cumprimento da carga horária do curso, enfocando a necessidade da gestão de seu estudo individual, do cumprimento de suas atribuições enquanto cursista para uma efetiva formação continuada. Ao final, instigamos o grupo a manifestar idéias sobre os possíveis objetivos da presente oficina e se estes foram contemplados durante a realização do trabalho. O resultado foi satisfatório e coerente, já que nossa proposta foi apresentar o programa através do Guia Geral. Na oportunidade, entregamos uma ficha contendo: “Nesse primeiro encontro do Gestar percebi...” para que cada cursista avaliasse o desenvolvimento da oficina.
Analisando as avaliações, percebe-se a credibilidade e valorização que o cursista dá ao programa, o que é justificável pelo histórico que o curso construiu ao longo dos anos de atuação certificando professores, nesta cidade. Além do incentivo financeiro, o professor, em seu discurso, revela que muito tem a ganhar investindo na sua formação, do quanto é significativo estar envolvido em estudos coletivos, estar envolvido com outros professores que comungam desejos e necessidades na área que atuam de inovar suas ações e de transformar sua sala de aula em um laboratório de pesquisas e descobertas. Diante do exposto, nos deparamos com a responsabilidade de dar continuidade a um trabalho exitoso que serviu de referência e motivação para essas novas turmas, que aqui se apresentam, ávidas por melhores tempos na Educação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário